quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Hermafrodita ou Intersexo

Descobriram que uma de nós é Hermafrodita. Ainda não sabem do que se trata? Pronto... nós colocamos o significado... Hermafrodita = Ser vivo que apresenta caracteres dos dois sexos, produzindo-se no mesmo indivíduo os elementos reprodutores de cada um dos sexos. Já se recompuseram das novidades algo chocantes, ou seja, a mudança de sexo de uma de nós? Não? Então vamos esperar mais um bocadinho ou até fechar a votação para explicar tudo ...

4 comentários:

AdriMukti disse...

Olá Tica / Tico e Teca,

Estou com um mistério em mãos para descobrir, pois não sei se a minha gatinha é gata ou gato...penso estar perante um caso parecido com o vosso, por isso se puderem falar comigo, agradecia...e aproveitava e mandava um mail a contar a história da minha gatinha que não sei se é hermafrodita, para não estar a fazer aqui um testamento lol bjinhos e tudo de bom para vocês :)

Belinha disse...

Quando trouxe a Tica disseram-me que era uma menina de 4 meses. Realmente era dúbio porque os genitais não eram proeminentes e não andei a espiolhar. Quando a levei ao veterinário disse que eram duas meninas e que poderiam verificar mas não acharam necessário. Mais tarde disseram-me que como a cor da pelagem era tricolor assumiram que se tratava realmente de uma menina (qualquer coisa relacionado com a coloração do pêlo e o cromossoma X).

O tempo foi passando e como me informaram que se pensasse em esterilizar era melhor fazê-lo antes do primeiro cio, assim aconteceu aos 7 meses. Durante a esterilização retiraram um ovário e quando foram procurar o outro não o encontravam. Às tantas encontraram cá fora... um pénis atrofiado! Foi um choque cá em casa... mudámos o nome ao gatinho porque ficou apenas com a parte sexual masculina e além disso eu achava que tinha comportamentos de menino. Então deixou de ser "a Tica" para passar a ser "o Tico" ou às vezes "o Ticas".

Dos 7 meses até aos 12 meses desenvolveu um testículo. Fartava-se de chatear a irmã, que começava a ficar muito contrariada quando o Tico ia para cima dela esfregar-se e morder-lhe o pescoço. Às tantas dava pela gata a montar o gato para lhe fazer o mesmo que ele lhe fazia. Até que começou a marcar território cá em casa... chegámos à conclusão que teríamos de esterilizar a parte masculina para terminar com esse comportamento. Devido à situação algo anormal fez-se uma cirurgia para ver se se encontrava o outro testículo.

Conclusão, tem pénis, tinha um ovário, tinha um testículo, não tem próstata e a bexiga tem formato semelhante à masculina.

Disseram-nos também que estes casos costumam ser estéreis. Se fosse esse o caso talvez não tivesse sido necessário esterilizar... uma vez que só desenvolveu o testículo depois de retirar o ovário. De qualquer forma como há tabelas padrão para valores masculinos e/ou femininos em determinados exames médicos é melhor saber que ele/ela pode ser um caso especial.

AdriMukti disse...

Lol Eu no meu caso ainda não sei mesmo...
A/O Shanti: Adoptei-a como menina em Abril, sendo já adulta e estando esterilizada...nunca "olhei" para ver se era gato ou gata, pois sempre a vi como gata...no vet (o que ela vai agora), começaram a falar dela como um "ele", e eu emendava sempre lol até que uma das vets me mostrou a sua pilinha...mas não tem tarecos...e foi esterilizada há algum tempo por outra vet 8que eu não conheço) como gata, mas como é óbvio não sei mais nada pois eu ainda não a tinha quando ela foi esterilizada...das 2 uma: ou é um gatinho com os órgãos genitais muito pouco desenvolvidos, ou uma gatinha com os órgãos sexuais muito desenvolvidos...é assim tipo um misto lol estou à espera de a/o levar novamente ao vet (tem Fiv e vai começar agora a medicação específica) para ver se esclarecemos a duvida...mas é-me indiferente, gato ou gata, é a/o meu/minha Shanti do coração :)
Parabéns aos 2 pequeninos aí de casa, são muito bonitos :) e o blog está o máximo, um dia gostaria de ter um blog assim tão giro e com tantas aventuras e fotos como o vosso.. Bjinhos

Anónimo disse...

Minha amiga me deu um Gato , dizia que era macho e se chamava Luke, daí eu tava o olhando e olhei meu gato , Arthur, e percebi que Luke , verdadeiramente , era uma Gata ,mudei seu nome para Hannah, mais hoje ( 6/03) vi algo que fiquei chocada , Hannah tinha os dois sexos !!
E queria saber se gatos podem ser Hermafroditas !! Alguma alma generosa poderia me responder?? Bjs!